ERS 142 recebe ao nome de “Rodovia Urbano Ernesto Stumpf”

16 jun
16 de junho de 2017

DIVULGAÇÃO ERS142

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa aprovou na manhã desta terça-feira o projeto de lei do deputado estadual Vilmar Zanchin (PMDB) que denomina “Rodovia Urbano Ernesto Stumpf” o trecho de 43 quilômetros da ERS-142 que liga Carazinho, Não-Me-Toque e Victor Graeff ao entroncamento com a ERS-223.

 A proposta que homenageia o coronel-aviador, engenheiro aeronáutico e professor nascido em Não-Me-Toque foi apresentada por Zanchin em 2015. A expectativa é de que, com a aprovação na CCJ, o projeto possa ser apreciado em plenário nas próximas semanas.

“Ficamos muitos felizes com mais este avanço do projeto, que homenageia um não-me-toquense que fez história com seu trabalho dedicado e suas pesquisas relevantes”, ressaltou Zanchin, líder da Bancada do PMDB.

Nascido em 15 de janeiro de 1916, Urbano Ernesto Stumpf graduou-se como engenheiro aeronáutico no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), onde atuou como docente e pesquisador. Desde o começo da carreira, focou em estudos sobre a viabilidade do álcool como combustível.

Em 1951, deu início às pesquisas que culminaram no desenvolvimento do motor a álcool. Os resultados de seus estudos foram apresentados ao presidente Ernesto Geisel em 1975, fato que contribuiu decisivamente para que o governo brasileiro criasse um programa de substituição de combustíveis derivados de petróleo por álcool.

Além disso, Stumpf ministrou palestras no Brasil e no Exterior para mostrar os benefícios do projeto que desenvolveu. Sua atuação como pesquisador o fez ser reconhecido como “o pai do motor a álcool”. O professor gaúcho morreu em 17 de maio de 1998.

Fonte: Assessoria de Comunicação Deputado Zanchin

©2013. Rádio Ceres. Todos os direitos reservados. Agência UpSide