Recolhimento de Lâmpadas Fluorescentes será neste Sábado (7)

06 out
6 de outubro de 2017

Lampadas

Mais econômicas e duráveis, as lâmpadas fluorescentes têm em seu interior um componente químico muito perigoso a saúde, o mercúrio, um metal pesado e tóxico e que faz com que seu descarte necessite um pouco mais de cuidado. Além do mercúrio, as lâmpadas fluorescentes apresentam também o chumbo na composição.

Na questão ambiental, quando o mercúrio é despejado de maneira irregular em rios, por exemplo, ele passa para a atmosfera, causando prováveis chuvas contaminadas. Pode acontecer também de micro-organismos absorverem o mercúrio, tornando-o orgânico em vez de metálico. Animais aquáticos e plantas podem reter o mercúrio e assim contaminar o meio ambiente sem que exista chance de erradicação.

Para auxiliar a comunidade não-me-toquense a dar o destino correto para este material a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente promoverá no dia 07 de Outubro uma campanha de recolhimento de lâmpadas fluorescentes na Praça Dr. Otto Schmiedt das 9h às 16h30min.

Aproveite essa oportunidade para descartar corretamente suas lâmpadas fluorescentes e preservar o meio ambiente. A empresa responsável pela coleta é a AmbyService de Caxias do Sul, empresa especializada na descontaminação de lâmpadas com recuperação do mercúrio – metal tóxico contido nas fluorescentes. Mas lembre-se, somente lâmpadas inteiras podem ser reaproveitadas. As que estiverem quebradas não serão aceitas, pois na quebra da mesma o mercúrio se perde.

Participe! Faça sua parte: dê destino correto às lâmpadas fluorescentes que não funcionam mais!

Esta é uma realização da Administração Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, com apoio do Grupo Escoteiro Guardiões da Nascente e Secretaria Municipal de Obras.

Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura Municipal de Não-Me-Toque/RS.

©2013. Rádio Ceres. Todos os direitos reservados. Agência UpSide